Espaço Literário Psicanalítico do ESIPP - Obras de autores/as negros/as
sáb., 15 de jun.
|Google Meet
Ação da Coordenação de Ações Afirmativas do Esipp, direcionado a todos/as que possuem o interesse na intersecção da obra de autores/autoras negros/negras com a Psicanálise.
Horário e local
15 de jun. de 2024, 10:00 – 11:30
Google Meet
Convidados
Sobre o evento
O primeiro encontro do Espaço Literário Psicanalítico de obras de autores/as negros/as ocorre no dia 15 de junho, sábado às 10h, online.
Este projeto é mais uma ação da Coordenação de Ações Afirmativas do ESIPP, direcionado a todos/as que possuem o interesse na intersecção da obra de autores/autoras negros/negras com a Psicanálise.
Começamos com a leitura da obra “Olhos D’água” de Conceição Evaristo, linguista e escritora afro-brasileira, considerada como uma das mais importantes literatas pós-modernista do Brasil. A primeira mulher negra a ingressar na Academia de Letras Mineira.
O nosso primeiro comentarista convidado para este Espaço Literário é Evandro Machado Luciano, Psicanalista, membro da Après Coup – Psicanálise e Poesia, Porto Alegre, RS. Membro do Grupo de Trabalho em Psicanálise Amefricana, vinculado à mesma Instituição.
Publicou Crônicas da Revista Parêntese, sobre Psicanálise e a vida cotidiana. Publicou na Revista Ana O.- Psicanálise e Cultura , vol 2 . Atualmente se dedica a investigar a função do Supereu na experiência do sujeito amefricano.
Teremos como mediadora do encontro a Psicóloga Jessica Antunes, membra associada do ESIPP, componente da equipe de Coordenação das Ações Afirmativas do Esipp.
O objetivo dos Encontros é favorecer a representação da identidade negra, sob o entendimento psicanalítico, a partir da disseminação da obra literária de autores/as desta etnia, com vistas a minimizar as repercussões da preponderância das narrativas do padrão hegemônico na literatura brasileira, que se configura como epistemicídio da cultura negra.
Aproximar os estudos das relações raciais com a literatura, possui o intuito de promover debates a partir de uma compreensão psicanalítica sobre os fenômenos apreendidos na construção das obras escolhidas.
As inscrições para este evento devem ser feitas até 13 de junho.