top of page

sex., 30 de ago.

|

Teatro da PUCRS - Prédio 40

XXVI Jornada do ESIPP - (Re)constituições: perspectivas para uma psicanálise sensível

A Psicanálise precisa ser parte atuante na costura desse outro tecido mais amplo, que é o pano de fundo para a nossa sociedade. Convidados especiais: Isildinha Nogueira e Daniel Kupermann.

Os ingressos não estão à venda
Ver outros eventos
XXVI Jornada do ESIPP - (Re)constituições: perspectivas para uma psicanálise sensível
XXVI Jornada do ESIPP - (Re)constituições: perspectivas para uma psicanálise sensível

Horário e local

30 de ago. de 2024, 10:00 – 31 de ago. de 2024, 18:30

Teatro da PUCRS - Prédio 40, Av. Ipiranga, 6681 - Partenon, Porto Alegre - RS, 90619-900, Brasil

Sobre o evento

(Re)constituições: perspectivas para uma psicanálise sensível, esse é o tema posto em pauta na nossa XXVI Jornada do ESIPP. Para contar sobre essa proposta, nos utilizaremos da obra de Maria Tomasseli – uma pintura composta por camadas e fragmentos, que ganha beleza e profundidade à medida que exploramos e integramos a experiência. 

Em uma entrevista, Tomaselli fala que é o caos a sua inspiração para o processo criativo, pois ele é que faz as coisas acontecerem, visto que quando menos se espera, se acha algo que não seria encontrado na organização. 

Numa camada mais superficial, não por isso menos complexa,  pensamos nos pacientes que nos buscam em nossos consultórios psicanalíticos, em meio ao caos de seus sintomas, ansiedades, angústias e sofrimento. Junto com seus analistas e psicoterapeutas, uma fina costura é tecida a partir de fragmentos de narrativas e afetos, dando origem a algo novo, repleto de significados e potência. 

Mas os fios e retalhos do campo psicanalítico se entrelaçam com fragmentos de uma sociedade igualmente caótica, e dentro dessa perspectiva, aprofundamos mais uma camada de reflexão. 

A programação da nossa jornada de estudos, os convidados especiais: Isildinha Nogueira e Daniel Kupermann, as temáticas das mesas e as conferências foram todas pensadas a partir dessa demanda . 

A Psicanálise precisa ser parte atuante na costura desse outro tecido mais amplo, que é o pano de fundo para a nossa sociedade. 

(Re)constituições se fazem necessárias para pensar os processos de subjetivação a partir de uma psicanálise sensível na contemporaneidade, seja esses processos individuais, históricos, socioculturais, políticos, entre tantos.

Agenda


  • 30 minutos

    Início do credenciamento

    Foyer

  • 15 minutos

    Abertura da XXV Jornada do ESIPP

    Palco principal
Mais 23 itens disponíveis

Compartilhe esse evento

bottom of page