top of page

XXV Jornada do ESIPP 2023

Convidamos a Comunidade Psi a nos acompanhar na XXV Jornada do ESIPP. Não poderíamos estar mais satisfeitos: nossa convidada tão especial, Ana Suy, virá presencialmente a Porto Alegre falar sobre um tema tão atemporal e instigante, ilustrado no título da nossa Jornada: “Amar para não adoecer – de Freud à clínica contemporânea”.

Como Freud já abordava em “Narcisismo: uma introdução” (1914) – “(…) devemos começar a amar a fim de não adoecermos, e estamos destinados a cair doentes se, em consequência da frustração, formos incapazes de amar.” – a capacidade de amar, fundante e estruturante, também é pensada por muitos autores pós- freudianos e contemporâneos.

Ana Suy interroga o tema do amor de modo instigante, com muita profundidade e clareza, marcando os desdobramentos do amar e quebrando a ilusão que ele nos livraria da solidão. Com humor, em “A gente mira no amor e acerta na solidão” (2022), a psicanalista adverte sobre não termos escapatória: “Sempre amamos sozinhos, pois cada um ama com sua história, com seu sintoma, com suas perebas psíquicas, com seus perrengues transgeracionais. No amor a gente sempre comparece com a gente mesmo”.

Nossas expectativas já são as melhores para a nossa Jornada e, para comportá-la, trocamos o local para o teatro da Unisinos/POA. O evento será 100% presencial, sendo assim, não deixe de garantir a sua inscrição logo que divulgarmos. Nos encontramos nos dias 13 e 14 de outubro.

Um grande abraço!


Comissão organizadora da XXV Jornada do ESIPP

Coordenação: Gabriela Antoniazzi Vitório

Comissão da Jornada:

Clara Reys Furtado

Cristina Genereli Baldissera

Karen Pimentel Bittencourt

Georges Hilal Jequis

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Atendimento psicanalítico para pacientes LGBTQIA+

No meio LGBTQIA+ é comum ver pessoas receosas antes de buscar um psicanalistaou terapeuta de orientação psicanalítica. Os receios variam entre: o psicanalista buscarum motivo para a sexualidade do pac

Comments


bottom of page