top of page
Biblioteca

Formação

O Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica do ESIPP é destinado a psicólogos e médicos graduados, com ou sem especialização prévia. Desde a sua origem, o Curso caracteriza-se por permitir ao aluno realizar sua formação em seu próprio ritmo. Entendemos que a qualificação profissional se dá, antes de tudo, através da construção gradual de uma identidade de psicoterapeuta que contemple a subjetividade de cada um. 

O Curso envolve a realização de duas supervisões com um qualificado corpo de supervisores, com no mínimo 100 (cem) horas cada processo de supervisão, e a realização de 24 disciplinas teóricas*:

- 5 seminários de teoria freudiana;
- ⁠2 seminários dedicados as teorias winnicottiana e kleiniana;
- ⁠5 seminários de técnica psicanalítica;
- ⁠2 seminários de psicopatologia;
- ⁠2 seminários de teoria e técnica de atendimento da infância;
- ⁠2 seminários de teoria e técnica de atendimento da adolescência;
- ⁠2 seminários de discussão clínica;
- ⁠1 seminário de metodologia científica e escrita psicanalítica;
- ⁠3 seminários eletivos - Complementação da base teórica ou técnica, de acordo com o interesse do aluno: Ferenczi, Bion, Lacan, Ogden, Roussillon, quadros clínicos, técnica infantil III, entre outros.

*Seminários tem duração semestral.

 

No eixo teórico da formação, a filosofia de considerar o ritmo individual de cada um se traduz na possibilidade de cada aluno montar a sua grade individual de acordo com a sua disponibilidade. As inscrições nos seminários teóricos ocorrem semestralmente e é possível fazer de 1 a 4 seminários por semestre. Realizando o máximo de seminários possível por semestre (quatro), o eixo teórico do Curso de Formação pode ser concluído em 3 anos.

O Curso oferece dois formatos de execução:

  • Formato PRESENCIAL, com seminários teóricos ocorrendo semanalmente nas quartas-feiras: 1° seminário ocorre das 14h às 15h15, 2° seminário das 15h15  às 16h30, 3° seminário das 17h  às 18h15 e 4° seminário das 18h15  às 19h30.

  • Formato ONLINE, com seminários teóricos síncronos ocorrendo quinzenalmente nas sextas-feiras das 18h15 às 20h45 (1° seminário) e nos sábados: 2° seminário das 9h às 11h30,  3° seminário das 12h30 às 15h e 4° seminário das 15h15  às 17h45.

 

CARACTERÍSTICAS DO CURSO

  • O Curso de Formação em Psicoterapia Psicanalítica exige do aluno dedicação em tempo parcial, sendo uma opção individual o número de seminários e de supervisões que realizará a cada semestre.

  • Os seminários têm início em março e agosto de cada ano.

  • Caberá ao aluno a leitura e o preparo do material para os seminários, bem como a participação nos eventos científicos promovidos pelo ESIPP.

  • A conclusão do Curso, por parte do aluno, dependerá do cumprimento e da aprovação do programa de seminários obrigatórios, da realização e aprovação nas duas supervisões individuais e da elaboração de dois artigos científicos e uma monografia.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO

  • Mais informações pelo WhatsApp: 51 99191.2190.

  • O ESIPP oferece uma vaga com bolsa integral, todos os semestres, para profissionais autodeclarados/as negros/as e/ou indígenasOs interessados devem realizar a inscrição pelo e-mail acoesafirmativas@esipp.com.br.

Banner_formacao2023-1-700x400.png
bottom of page